Teste de COVID-19: quem deve fazer e como funciona a cobertura do plano de saúde

A Promed está cobrindo o exame para Covid-19?

Sim, mas gostaríamos de esclarecer que, até o momento, o exame RT-PCR de secreção de vias aéreas é o único que tem cobertura prevista no ROL de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para diagnóstico do Covid-19 e só se aplica em situações específicas.

SOMENTE CASOS SINTOMÁTICOS, ou seja, aquelas pessoas que apresentem manifestações (sinais e sintomas) da doença conforme a Diretriz de Utilização (regras que ANS define para cada exame ser coberto), tem a cobertura assegurada do exame RT-PCR. O pedido é avaliado pela Operadora conforme as regras da ANS. O exame utiliza coleta de secreções das narinas, sendo indicado apenas em pessoas com sinais e sintomas que justifiquem a suspeita da doença e de acordo com a indicação e pedido médico. Por isso, o exame não tem cobertura pelo plano para pesquisa em pessoas sem sintomas ou com sintomas que não se encaixem na Diretriz de Utilização, conforme definição da ANS e do Ministério da Saúde.

Alertamos que as unidades de urgência e emergência têm potencial de contaminação por serem a linha de frente do tratamento da doença, mesmo seguindo todos os protocolos de controle. Por isso, ressaltamos que a orientação continua sendo evitar esses locais caso não seja necessário e utilizar o pronto-atendimento apenas em uma situação de urgência e emergência.