10 dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho

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Você sabia que proporcionar qualidade de vida no trabalho pode ajudar a reter e atrair talentos para sua empresa?! Atualmente, os profissionais buscam cada vez mais ter qualidade de vida e conciliar o trabalho com a vida pessoal. De acordo com a Pesquisa dos Profissionais 2018 da Catho, 64% dos profissionais desejam melhorar a qualidade de vida. Este desejo é o 3º mais importante para eles, ficando abaixo apenas do salário e do plano de carreira.

Confira o nosso infográfico com os dados da pesquisa sobre o que os profissionais avaliam em uma oferta de emprego:

qualidade de vida no trabalho

Mas, o que é qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no trabalho pode ser definida como o bem-estar e a saúde do profissional dentro do ambiente corporativo. 

E  o que influencia na qualidade de vida no trabalho? O clima organizacional, remuneração, segurança e saúde no trabalho são fatores que influenciam. Mas, da mesma forma que o ambiente de trabalho pode interferir na vida profissional, o inverso também pode acontecer. Ou seja, a vida pessoal também pode acabar interferindo no ambiente de trabalho. Por isso, essa deve ser uma responsabilidade tanto da empresa quanto do colaborador.

Por isso, embora não seja uma responsabilidade única da empresa, investir na qualidade de vida dos colaboradores pode gerar bons resultados. Confira alguns deles:

8 benefícios de investir na qualidade de vida no trabalho

  1. Aumenta a motivação e satisfação da equipe.
  2. Melhora a produtividade.
  3. Melhora a saúde dos colaboradores e diminui as taxas de absenteísmo.
  4. Reduz a taxa de sinistralidade e custos com plano de saúde dos funcionários.
  5. Melhora o clima organizacional.
  6. Melhora a imagem da empresa.
  7. Ajuda a atrair talentos.
  8. Ajuda a reter talentos, reduzindo a taxa de turnover ou rotatividade de colaboradores dentro da empresa.

Como proporcionar qualidade de vida no trabalho

Você já ouviu falar que funcionários felizes e motivados produzem mais?! Desde que as empresas compreenderam isto, proporcionar o bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores se tornou um grande desafio.

Mas, como proporcionar qualidade de vida no trabalho? Algumas ações podem ser desenvolvidas na empresa para melhorar o bem-estar, satisfação e produtividade dos colaboradores. Vejam alguns exemplos destas ações:

1. Ter um ambiente físico agradável, saudável e seguro.

2. Investir na segurança do trabalho.

3. Incentivar a interação interpessoal.

4. Reconhecer o trabalho do funcionário.

5. Ter uma remuneração adequada e estabelecer um plano de cargos e salários.

6. Oferecer a oportunidade de crescimento dentro da empresa.

7. Investir em promoção à saúde e prevenção de doenças: cursos e palestras educativas, divulgação de informações de promoção à saúde, programas de acompanhamento da saúde, ginástica laboral.

Quem é cliente da Promed pode contar com o nosso apoio nas ações de promoção à saúde.

8. Incentivar a prática de exercício físico. A empresa pode sortear mensalidades ou oferecer convênios com descontos exclusivos em academias, por exemplo. 

Quem tem Promed, pode oferecer um desconto exclusivo para os seus funcionários correrem com a HF Treinamento Esportivo.

9. Investir em atividades de relaxamento.

10. Investir em benefícios e na saúde do funcionário. Uma das maneiras de cuidar da saúde do funcionário é oferecer um plano de saúde. 

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Texto: Amanda C. de Azevedo Pires – COREN PA – 320.927 – Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Revista Melhor | Portal RH | Correio 24 horas | Livro: SantÁnna, Anderson de Souza. Qualidade de vida no trabalho: fundamentos e abordagens. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.