Dicas para emagrecer: como perder peso do jeito certo?

Emagrecimento é um assunto que está sempre em alta. Não é à toa que diversas mídias abordam o tema para tentar fisgar pessoas que procuram por uma fórmula mágica: a famosa dieta ou rotina de exercícios que promete, secar todas as gordurinhas incômodas. 

Mas será que tais promessas são realmente possíveis de serem alcançadas? E, se sim, a que custo? Será que realmente vale a pena colocar sua saúde em risco apenas para ter um corpo perfeito baseado em uma beleza inalcançável imposta pela mídia?

Antes de começarmos a falar sobre dicas de emagrecimento, vamos deixar claro alguns pontos, sendo o primeiro deles o seguinte: não existe fórmula mágica para uma boa perda de peso. Qualquer mídia que tente vender essa ideia está, na verdade, fazendo falsas promessas para alcançar o maior número de pessoas possível. Trata-se apenas de uma estratégia cujo único beneficiário é aquele que lucra em cima dessas dicas de emagrecimento “infalíveis”.

Em segundo lugar, é preciso lembrar que o emagrecimento não deve estar atrelado apenas à estética. É claro que isso pode ser um incentivo, mas, antes de mais nada, o foco deve ser uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos. É preciso pensar antes na sua própria saúde e, só depois, nos resultados que isso vai trazer ao seu corpo.

Por fim, não devemos nos esquecer que cada um é cada um. Apesar de existirem dicas de alimentação e exercícios que vão ajudar no emagrecimento como um todo, os resultados disso devem variar de pessoa para pessoa. Não é porque o seu vizinho conseguiu perder 10 kg em dois meses com uma rotina saudável que o mesmo vai acontecer com você. 

A dica aqui é ter paciência e determinação. Além disso, é preciso aceitar o seu corpo como ele é. Esqueça os padrões de beleza impostos pela mídia e foque nos benefícios que as dicas de emagrecimento que traremos aqui vão agregar à sua saúde.

Sem mais delongas, vamos agora apresentar algumas dicas simples, que vão direto ao ponto, para auxiliar no seu emagrecimento e tornar a sua rotina mais saudável.

Alimentação saudável: quais são seus 12 princípios?

Se você tem o plano de saúde da Promed:

Consulte a rede credenciada do seu plano ou entre em contato com os nossos canais de atendimento.

  1. Saiba escolher suas refeições 

Se você já conversou com um(a) nutricionista ou acompanha o trabalho de pessoas sérias pela internet, com certeza já ouviu a famosa expressão “comida de verdade”. Mas o que isso quer dizer?

Bem, comida de verdade é aquela que não vem em uma embalagem. Estamos falando, então, de verduras, legumes, grãos, proteínas e gorduras boas. 

O primeiro passo, então, para emagrecer BEM, é COMER BEM. Para saber como fazer isso, e entender quais são os pilares da nutrição, clique aqui. Porém, aí vai o básico: procure pela ajuda de um(a) nutricionista e foque mais na cozinha. Esqueça os processados, enlatados e instantâneos, e pronto: já estamos a meio caminho andado!

 

  1. Pratique exercícios físicos 

Por mais que uma refeição saudável, por si só, já ajude bastante no processo de emagrecimento, é preciso, ainda, queimar as calorias que ingerimos. Para isso, não há mistérios, apenas soluções: os exercícios físicos. 

Independentemente da atividade escolhida, uma regra é fato: para manter um peso saudável e uma boa qualidade de vida, 40 minutos por dia de exercícios físicos já são o suficiente para que tudo isso aconteça.

Sendo assim, chega de preguiça e mãos à obra! Para emagrecer BEM e, mais importante ainda, não ganhar esse peso de novo rapidamente, movimente-se!

 

  1. Cuide da sua microbiota intestinal! 

Ah, por essa você não esperava, né? Pois bem, saiba que uma boa saúde intestinal é fundamental para quem deseja manter uma vida saudável e dentro do peso. 

A título de curiosidade, a microbiota intestinal é um conjunto de bactérias, fungos e protozoários que têm como objetivo, basicamente, regular toda a saúde do nosso corpo. Sim, estamos falando da sintetização de hormônios, da motilidade do intestino, da absorção de nutrientes etc. 

Diversos estudos provam que existe uma relação direta entre nossa microbiota e a regulação do peso corporal. Ocorre que, quando há um desequilíbrio na flora intestinal, é mais provável que a pessoa sofra, inclusive, de obesidade!

O importante a se saber é que, para manter o intestino em pleno funcionamento e, claro, alimentar e fortalecer sua microbiota, basta:

  • restringir o uso de antibióticos;
  • evitar alimentos industrializados, cheios de açúcar e com muita gordura;
  • recorrer a prebióticos (vegetais e grãos) e probióticos (iogurte, kefir, kombucha etc) para melhorar a composição da microbiota.  

 

Em suma: se você quiser emagrecer de forma saudável e manter sua qualidade de vida lá em cima, atente-se à saúde do seu intestino, combinado?

 

Enfim… 

Retomando: quando se pesquisa por “dicas para emagrecer” no Google, é claro que virão milhares e milhares de dietas, remédios, métodos milagrosos e por aí vai. Porém, acredite: não existe segredo para esse processo. 

Para perder peso de forma saudável, é preciso ter paciência, cuidado e força de vontade. Respeite seu corpo ao máximo, faça dele o seu santuário e dê a ele o NECESSÁRIO.

Isso é básico. Todo mundo sabe. Qual é o essencial para uma boa saúde? Alimentar-se bem, fazer exercícios físicos e manter as consultas médicas de rotina em dia. 

Se preciso, recorra a nutricionistas ou nutrólogos, só não tire uma dieta milagrosa da cabeça, daquele “seu parente que emagreceu do dia para a noite”, ou daquele site repleto de anúncios, combinado? 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também:

Siga nossas redes sociais: