Em tempos de coronavírus, a maior parte das empresas está colocando seus funcionários para trabalhar em casa. E parece que a realidade do home office vai ser a normalidade por alguns (ou muitos) meses.
Algumas pessoas, trabalhando em casa pela primeira vez, estão enfrentando dificuldades na hora de se organizar e, principalmente, de conciliar o trabalho com as tarefas de casa e o cuidado com os filhos.
Se você se viu, de repente, nessa situação, não se desespere! Temos algumas dicas que irão ajudá-lo a se manter eficiente, produtivo e empregado!
Compartilhe:
7 dicas para trabalhar em home office
1. Determine o local para trabalhar e se organize
Se você não tem uma sala de estudos/leitura em casa, escolha um lugar tranquilo e organize a sua mesa de trabalho. Computador e materiais de escritório devem estar à mão, para que você não tenha que sair procurando cada coisa na hora que precisar.
Explique para o resto da família que aquele é o seu local de trabalho e que quando você estiver nele, não deve ser incomodado. Se não for possível trabalhar em um ambiente com a porta fechada, para se afastar de barulho e distrações, invista em fones de ouvido.
2. Crie uma rotina, mesmo em home office
Não é porque você está de quarentena que precisa acordar às dez da manhã! Mantenha a mesma rotina dos seus dias de trabalho na empresa. Inicie e termine o dia nos mesmos horários de sempre.
Acorde, prepare o café da manhã, tome seu banho e se vista para trabalhar. Nada de ficar de pijama o dia inteiro!
Durante o dia, não se deixe distrair com tarefas da casa. Nada de “colocar rapidinho uma roupa para lavar” ou começar a preparar o jantar no meio da tarde! Mantenha suas horas de trabalho e faça essas tarefas nos horários livres.
Dica de ouro: NÃO almoce no escritório! Respeite o horário de almoço, pare um pouco e coma tranquilo. Isso é importante para recarregar as baterias e evitar o burnout (esgotamento físico e emocional devido ao excesso de trabalho). Se está sozinho em casa, uma boa ideia é marcar uma videoconferência com aquele colega com que você está acostumado a almoçar.
3. E as crianças?
Com as escolas também paradas e as crianças em casa, os pais têm enfrentado um desafio enorme para trabalhar. A maioria das empresas tem sido compreensiva em relação ao problema e tentado, junto ao funcionário, achar uma solução como reduzir as horas de trabalho ou flexibilizá-las. Por exemplo, muitos têm preferido trabalhar à noite, depois que os filhos dormem. Outra possibilidade é revezar com o parceiro: enquanto um cuida dos filhos o outro trabalha, e vice versa.
4. Saiba o que é esperado de você em home office
Para trabalhar à distância e com eficiência, é preciso saber exatamente o que esperam de você e seus prazos.
Sua equipe provavelmente está usando alguma ferramenta de organização de tarefas, como o Trello, Asana ou Monday. Aprenda a utilizar o programa rapidamente. Hoje em dia, existem vídeos que ensinam a lidar com cada um deles em detalhes.
Pela manhã, verifique quais são as tarefas do dia e se organize. Faça uma lista com o que precisa ser feito e ataque os itens um a um, em ordem de prioridade. Uma boa dica é sempre começar do mais difícil. Elimine a pior tarefa da lista rapidamente!
5. Mantenha uma comunicação eficiente com o resto da equipe
Sua equipe está se comunicando pelo WhatsApp? Slack? A ferramenta não importa, mas mesmo distantes é importante manter a equipe alinhada e integrada.
Muito importante: checar e-mails e mensagens o dia inteiro pode comprometer seriamente a sua concentração e produtividade. Determine os horários em que vai se conectar, verificar as mensagens e respondê-las. A seguir, desconecte-se novamente e se concentre na tarefa em andamento.
6. Tenha momentos de socialização com o resto da equipe
O isolamento do home office, especialmente em um período como o que estamos vivendo, pode resultar em solidão, tristeza e depressão. Crie canais de comunicação diferentes dos oficiais para se socializar com os colegas. Nos períodos de folga, troque mensagens, fale ao telefone ou por vídeo.
Dicas: agende happy hours virtuais usando ferramentas como WhatsApp, Skype ou Google hangouts.
7. E, por fim, comemore aniversários e compartilhe as conquistas da equipe
Crie desafios semanais (por exemplo, todos tem que beber 2 litros de água por dia e postar os vídeos enquanto faz isso).
O importante é manter o contato com os colegas e o espírito de equipe!