Como trabalhar em home office

Em tempos de coronavírus, a maior parte das empresas está colocando seus funcionários para trabalhar em casa. E parece que a realidade do home office vai ser a normalidade por alguns (ou muitos) meses.

Algumas pessoas, trabalhando em casa pela primeira vez, estão enfrentando dificuldades na hora de se organizar e, principalmente, de conciliar o trabalho com as tarefas de casa e o cuidado com os filhos.

Se você se viu, de repente, nessa situação, não se desespere! Temos algumas dicas que irão ajudá-lo a se manter eficiente, produtivo e empregado!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

7 dicas para trabalhar em home office

1. Determine o local para trabalhar e se organize

Se você não tem uma sala de estudos/leitura em casa, escolha um lugar tranquilo e organize a sua mesa de trabalho. Computador e materiais de escritório devem estar à mão, para que você não tenha que sair procurando cada coisa na hora que precisar.

Explique para o resto da família que aquele é o seu local de trabalho e que quando você estiver nele, não deve ser incomodado. Se não for possível trabalhar em um ambiente com a porta fechada, para se afastar de barulho e distrações, invista em fones de ouvido.

2. Crie uma rotina, mesmo em home office

Não é porque você está de quarentena que precisa acordar às dez da manhã! Mantenha a mesma rotina dos seus dias de trabalho na empresa. Inicie e termine o dia nos mesmos horários de sempre.

Acorde, prepare o café da manhã, tome seu banho e se vista para trabalhar. Nada de ficar de pijama o dia inteiro!

Durante o dia, não se deixe distrair com tarefas da casa. Nada de “colocar rapidinho uma roupa para lavar” ou começar a preparar o jantar no meio da tarde! Mantenha suas horas de trabalho e faça essas tarefas nos horários livres.

 

Dica de ouro: NÃO almoce no escritório! Respeite o horário de almoço, pare um pouco e coma tranquilo. Isso é importante para recarregar as baterias e evitar o burnout (esgotamento físico e emocional devido ao excesso de trabalho). Se está sozinho em casa, uma boa ideia é marcar uma videoconferência com aquele colega com que você está acostumado a almoçar.

3. E as crianças?

Com as escolas também paradas e as crianças em casa, os pais têm enfrentado um desafio enorme para trabalhar. A maioria das empresas tem sido compreensiva em relação ao problema e tentado, junto ao funcionário, achar uma solução como reduzir as horas de trabalho ou flexibilizá-las. Por exemplo, muitos têm preferido trabalhar à noite, depois que os filhos dormem. Outra possibilidade é revezar com o parceiro: enquanto um cuida dos filhos o outro trabalha, e vice versa.

4. Saiba o que é esperado de você em home office

Para trabalhar à distância e com eficiência, é preciso saber exatamente o que esperam de você e seus prazos.

Sua equipe provavelmente está usando alguma ferramenta de organização de tarefas, como o Trello, Asana ou Monday. Aprenda a utilizar o programa rapidamente. Hoje em dia, existem vídeos que ensinam a lidar com cada um deles em detalhes.

Pela manhã, verifique quais são as tarefas do dia e se organize. Faça uma lista com o que precisa ser feito e ataque os itens um a um, em ordem de prioridade. Uma boa dica é sempre começar do mais difícil. Elimine a pior tarefa da lista rapidamente!

5. Mantenha uma comunicação eficiente com o resto da equipe

Sua equipe está se comunicando pelo WhatsApp? Slack? A ferramenta não importa, mas mesmo distantes é importante manter a equipe alinhada e integrada.

Muito importante: checar e-mails e mensagens o dia inteiro pode comprometer seriamente a sua concentração e produtividade. Determine os horários em que vai se conectar, verificar as mensagens e respondê-las. A seguir, desconecte-se novamente e se concentre na tarefa em andamento.

6. Tenha momentos de socialização com o resto da equipe

O isolamento do home office, especialmente em um período como o que estamos vivendo, pode resultar em solidão, tristeza e depressão. Crie canais de comunicação diferentes dos oficiais para se socializar com os colegas. Nos períodos de folga, troque mensagens, fale ao telefone ou por vídeo.

Dicas: agende happy hours virtuais usando ferramentas como WhatsApp, Skype ou Google hangouts.

7. E, por fim, comemore aniversários e compartilhe as conquistas da equipe

Crie desafios semanais (por exemplo, todos tem que beber 2 litros de água por dia e postar os vídeos enquanto faz isso).

O importante é manter o contato com os colegas e o espírito de equipe!

Acesse também o nosso material completo com tudo o que você precisa saber sobre o novo coronavírus

Siga nossas redes sociais: