10 Dicas para ter hábitos alimentares mais saudáveis

Comece o ano mais saudável!

Adotar bons hábitos alimentares é o primeiro passo para quem busca uma vida saudável. Doenças como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes, são amplamente associados ao consumo excessivo de gordura, sódio e açúcares.

A alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida, sendo responsáveis por até 20% dos casos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

E para te ajudar a seguir um estilo de vida mais saudável em 2018, listamos 10 dicas de hábitos alimentares fáceis de serem incorporados na sua rotina. 

10 dicas de hábitos alimentares saudáveis:

  • Hidrate-se! A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo de todas as pessoas, independente da idade. O intestino funciona melhor, a boca se mantém úmida e o corpo hidratado.
  • Faça pelo menos 3 refeições principais e 2 lanches saudáveis por dia. Fracionando suas refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de gastrite e de exagerar na quantidade quando for comer novamente.
  • Opte por alimentos naturais. Uma alimentação rica em frutas, verduras e hortaliças contém vitaminas, minerais e fibras, sendo fundamentais para o reforço do sistema imunológico e bom funcionamento do intestino.
  • Inclua diariamente cereais integrais em todas as suas refeições e lanches. Eles são a mais importante fonte de energia e devem ser o principal componente da maioria das refeições, pois são ricos em carboidratos (arroz, macarrão, pães, batata, mandioca).
  • Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras nas refeições e 3 porções de frutas nas sobremesas ou lanches. Esses alimentos contribuem para a proteção à saúde, diminuem o risco de ocorrência de várias doenças e, quanto mais colorido seu prato, maior a presença de diferentes nutrientes.
  • Evite alimentos como refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos doces e recheados. Eles contêm altíssimo teor de açúcar, corantes, aromatizantes e não são nada bons para a saúde. Valorize o sabor dos alimentos e das bebidas naturais.
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. O consumo excessivo de sódio aumenta o risco de hipertensão arterial e doenças do coração e rins;
  • Fique atento aos rótulos dos alimentos como sorvete, alimentos congelados, margarinas, produtos de panificação, pipoca de micro-ondas, entre outros. E escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans.
  • Consuma leite, carnes magras, peixes, ovos e seus derivados com frequência. Eles fazem parte de uma alimentação nutritiva, contribuindo para o crescimento saudável e para a prevenção de doenças dos ossos e de anemia. Mas evite o consumo de carnes com gordura aparente, embutidos e queijos amarelos.
atividade física
  • Torne sua vida mais saudável praticando pelo menos 30 minutos de exercício físico diariamente, evitando bebidas alcoólicas e o fumo. Além da alimentação saudável, o exercício físico regular associado a bons hábitos de vida te auxiliam a manter um peso saudável, favorecem a saúde mental e melhoram significativamente a sua qualidade de vida.

Na dúvida, consulte um nutricionista para receber orientações sobre a sua alimentação, respeitando a individualidade bioquímica, suas preferências alimentares e seu estilo de vida!

Texto: Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Nutrição em Pauta, www.maisequilibrio.com.br, alimentacao-saudavel.info/