Como cuidar da saúde do idoso

Um desafio que muitas famílias enfrentam é em saber como cuidar da saúde de uma pessoa idosa e dar toda assistência que ela precisa.

É importante lembrar que o envelhecimento faz parte do processo natural da vida e é marcado por diversas mudanças no organismo. Por isso, tanto o idoso ativo quanto o dependente precisam de atenção e cuidados especiais.

Apesar de não existir uma fórmula certa para cuidar de idosos, listamos algumas dicas essenciais para te ajudar nessa jornada. Confira:

Cuide com zelo e estimule interações sociais

O essencial é sempre cuidar do idoso com zelo, carinho e muito respeito. Também é importante conversar, além de estimular interações e contatos sociais.

Divida responsabilidades

Cuidar de um idoso é uma arte que pode ser muito gratificante, mas o ideal é não encarar esse desafio sozinho. Então, quando necessário, procure a melhor solução para dividir as responsabilidades e não sobrecarregar ninguém.

Estimule o cérebro

Com o envelhecimento, a memória pode ser muito prejudicada pelas alterações neurológicas que ocorrem principalmente devido à perda dos neurônios que não se recuperam. Ou seja, a capacidade de armazenar e lembrar uma nova informação pode ser afetada. Por isso, devemos incentivar o cérebro a continuar trabalhando através de músicas, leituras, jogos, artesanatos entre outras atividades. E ao notar qualquer alteração na memória do idoso, procure um médico neurologista.

Previna quedas e mantenha a casa segura

A queda é comum em idosos e é um assunto sério porque pode provocar problemas como fraturas ou traumatismo craniano. Mas a boa notícia é que a queda pode ser evitada com alguns simples cuidados. Confira nossas dicas para manter o ambiente mais seguro para o idoso:

  • Não utilize tapetes soltos.
  • Adapte os ambientes e instale barra de segurança em banheiros e corrimão nas escadas e corredores.
  • Coloque tapete antiderrapante ao lado do box/banheira para segurança na entrada e saída .
  • Mantenha os locais de passagem livres e evite espalhar objetos e móveis pela casa.
  • Durante a noite, deixe uma luz acesa para facilitar caso o idoso se levante para ir ao banheiro.

Hidratação

Os idosos precisam de ainda mais atenção na hidratação, pois naturalmente já sentem menos vontade de beber água. Portanto, devem ser estimulados a beber água mesmo sem sede, pois a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Cuidados com o ouvido e a audição

Com o envelhecimento, é muito comum a diminuição da capacidade de escutar, além do aumentoda cera do ouvido. Outro sintoma muito frequente é o zumbido no ouvido. Mas, você sabe como lidar com isto? Não se recomenda falar mais alto com o idoso para que ele consiga escutar. Ao invés disto, devemos utilizar palavras simples, falar próximo e de frente para o idoso. Além disso, devemos evitar o uso de cotonetes e incentivar o idoso a fazer lavagem de ouvido periodicamente com o otorrinolaringologista.

Mantenha a vacinação em dia

A vacinação em idosos é de grande importância porque eles têm mais chances de apresentar doenças infecciosas, como gripes e pneumonias. Além disso, o sistema de defesa pode estar mais fraco devido ao envelhecimento, reforçando a necessidade de prevenir doenças através da vacinação.

Medicamentos

Administrar todos os remédios que alguns idosos precisam tomar pode ser um grande desafio. Por isso, a organização é fundamental para ajudar o idoso a tomar a medicação na hora certa, de acordo com a recomendação médica. Uma boa dica é usar caixas com pequenas divisórias para organizar os remédios de acordo com o dia e horário.

Acompanhamento médico

Levar o idoso para consultas médicas e exames periódicos é fundamental, principalmente para aqueles que tem algum problema de saúde. Além disso, a consulta médica pode ser uma oportunidade para aprender mais sobre como cuidar da saúde do idoso.

Agende uma consulta

Você tem o plano de saúde da Promed e quer marcar uma consulta com um médico ou geriatra?

Confira nossas dicas de saúde

Lembre-se que para cuidar de alguém, você precisa primeiro cuidar de você. Então, confira nossas dicas para ter mais bem-estar e qualidade de vida.

Texto: Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Ministério da Saúde | Livro: Fundamentos do Cuidado ao Idoso Frágil – Autor: Edgar Nunes de Moraes e Raquel Souza Azevedo. Ed. Folium, 2016.