Tudo o que você precisa saber sobre a Hipertensão

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares matam em média 300 mil brasileiros por ano. Mas, a boa notícia é que a hipertensão pode ser prevenida e controlada com a adoção de um estilo de vida mais saudável. 

O que é pressão alta?

A hipertensão ou pressão alta é uma doença silenciosa que pode atingir qualquer pessoa, seja adulta, criança ou idosa. É caracterizada pelo aumento anormal e por longo período da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Ou seja, a doença ocorre quando a pressão arterial se mantém igual ou superior a 140x90mmHg.

Para que o sangue possa circular pelo corpo, é necessário que o coração funcione como uma bomba que gera a pressão (força) para empurrar o sangue para dentro das artérias. Então, na condição de hipertensão, os vasos sanguíneos ficam mais finos e o coração precisa fazer mais pressão para ejetar o sangue nas artérias. Assim, podemos comparar essa condição com uma mangueira com a água correndo livremente e que quando colocamos o dedo na abertura do cano, diminuímos o espaço para a água passar. Isso gera uma pressão maior, ou seja, é preciso mais força para a água passar.

Saiba quais são os riscos

O aumento da pressão é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que são uma das principais causas de morte no mundo.

Isso acontece porque se a pressão permanece alta por muito tempo sem controle, acaba lesionando as artérias e deixando os vasos ainda mais finos. E isso pode favorecer o entupimento, rompimento ou até levar a várias complicações como: Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Insuficiência renal.

Por isso, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são fundamentais para controlar a pressão e evitar as possíveis complicações.

Fatores de Risco

90% dos casos de hipertensão são hereditários e a incidência aumenta com a idade, sendo que é maior entre homens com até 50 anos e entre mulheres acima de 50 anos. Entretanto, existem inúmeros fatores que podem influenciar o desenvolvimento da doença. Saiba quais são os principais fatores de risco:

  • Histórico Familiar
  • Sedentarismo
  • Obesidade e má alimentação
  • Uso excessivo de sal nos alimentos
  • Tabagismo e Alcoolismo
  • Colesterol Alto
  • Diabetes
  • Estresse

Sintomas

Por ser uma doença silenciosa, a hipertensão pode não apresentar sintomas. Mas, quando surgem, os principais sintomas são:

  • Dor no Peito
  • Dor de Cabeça
  • Fraqueza
  • Tonturas
  • Visão embaçada
  • Zumbido no ouvido
  • Sangramento nasal

Mas, lembre-se que somente o médico pode diagnosticar a doença e são necessários exames complementares (laboratoriais, imagem e cardíacos).

sintomas pressão alta

Diagnóstico

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão, já que muitas vezes a doença é silenciosa. Por isso, deve-se medir a pressão no mínimo uma vez por ano ou quando subitamente sentir algum dos sintomas citados acima.

Ao medir sua pressão, compare com o nosso infográfico. Fique de olho nas oscilações de pressão e procure um médico caso persistam os resultados acima de140 por 90 mmHg. Lembre-se: as aferições devem ser feitas em diferentes momentos do dia, com ou sem esforço e antes ou depois de alimentações.

pressão alta

Tratamento

A hipertensão não tem cura, entretanto pode e deve ser controlada. Mas somente o médico pode determinar o melhor tratamento, que geralmente é feito através do uso de medicamentos. A orientação para quem faz uso dos medicamentos é ficar alerta à regularidade e aos horários da medicação. Não adianta tomar o remédio por um certo tempo e achar que está curado, o mais importante é a adesão ao tratamento e o acompanhamento periódico junto ao médico.

Além do tratamento através de medicamentos, também é fundamental adotar um estilo de vida mais saudável para prevenir e controlar a hipertensão. 

Cuide da sua saúde: Viver bem, com sua pressão arterial, só depende de você!

Texto: Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Ministério da Saúde / USP