Como parar de fumar

Você quer parar de fumar, mas não sabe por onde começar?

A dependência da nicotina é um dos desafios enfrentados para quem deseja parar de fumar. Mas com determinação é possível sim abandonar o hábito de fumar.

Parar de fumar gera inúmeros benefícios na saúde, na autoestima, na vida social e até mesmo no bolso. Além disso, outra boa notícia é que os benefícios de parar de fumar acontecem rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde:

0
Minutos

Após 20 minutos, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal.

0
Semanas

Após 3 semanas, melhora a respiração e a circulação.

0
Ano

Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio reduz à metade.

5
Anos

Após em média de 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao não fumante.

Além disso, parar de fumar gera economia, fortalece a auto-estima, melhora a vitalidade da pele e diminui o risco de câncer. Também melhora o hálito e o cheiro, a sensação do olfato e paladar, a coloração e saúde dos dentes, além de melhorar o desempenho sexual.

parar de fumar

Confira as nossas 10 dicas para parar de fumar:

Queremos te ajudar a parar de fumar e, por isso, separamos algumas dicas:

1. Busque uma razão pessoal que lhe incentive a parar de fumar

2. Procure ajuda

Não exija que seu corpo consiga sozinho abandonar o hábito de fumar, afinal, a abstinência pode ser frustrante e ainda te levar a depressão.

3. Procure ajuda médica

Um Psicólogo e um Médico podem ser seus maiores aliados na busca do sucesso pois terapias comportamentais combinadas com medicamentos aumentam suas chances de abandonar definitivamente o cigarro.

4. Não se isole

A ajuda da família e de grupos de apoio serão essenciais no seu caminho ao sucesso.

5. Busque outras maneiras de lidar com o estresse

Relaxar é um dos motivos que levam muitas pessoas a fumar pois a nicotina auxilia no relaxamento. Então, é importante buscar outras formas de lidar com o estresse.

6. Evite atividades que aumentem seu desejo de fumar

A bebida alcoólica e o café costumam ser associadas ao cigarro. Por isso, substitua esses hábitos logo no início para romper com rotinas que disparem o desejo de fumar.

7. Não desista

É muito comum ter uma recaída porque a nicotina é uma droga que causa dependência. Mas, persista até conseguir parar definitivamente.

8. Pratique atividade física

Mexer-se pode diminuir os sintomas da abstinência, além de auxiliar na diminuição da dependência à nicotina.

9. Coloque sua saúde em primeiro lugar

Os benefícios à sua saúde são imediatos.

10. Invista em você

Além dos benefícios à saúde, parar de fumar te ajudará a economizar seu dinheiro, que poderá ser investido em suas realizações pessoais.

Texto: Amanda C. de Azevedo Pires – COREN PA – 320.927 – Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Ministério da Saúde | Instituto Oncoguia

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