Outubro Rosa: Mês de Prevenção do Câncer de Mama

outubro rosa

Primeiramente, o que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama, que é o 2º tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo.  E infelizmente, muitos diagnósticos ainda assim são tardios. Mas, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de cura.

O que é o Câncer de Mama?

O câncer de mama é um tumor maligno, que se forma através da multiplicação de células anormais da mama. Esse tumor pode ser de vários tipos, além de poder se desenvolver de forma rápida ou lenta.

Fatores de Risco

Existem fatores que aumentam as chances da mulher desenvolver a doença, como:

  • Idade a partir de 50 anos;
  • Ter tido a primeira menstruação antes dos 12 anos de idade;
  • Não ter tido filhos;
  • Ter engravidado pela primeira vez após os 30 anos;
  • Não ter amamentado;
  • Usar contraceptivos orais e ter feito terapia de reposição hormonal pós-menopausa, especialmente por um longo período.

Além disso, existem os fatores ambientais, genéticos, hereditários e do estilo de vida (ingestão de bebida alcóolica, uso de cigarros e sedentarismo). Esses fatores, juntamente aos demais, contribuem de forma muito negativa para o alastramento da doença.

Sintomas: Câncer de Mama

O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas. Então, ao notar a presença de qualquer um deles, deve-se procurar um médico.

10 sinais que a mulher não deve ignorar:

  1. Mudança no tamanho ou formato da mama;
  2. Saída de líquido pelo mamilo, de origem desconhecida;
  3. Vermelhidão, ardor ou coceira na pele ou ao redor do mamilo;
  4. Surgimento de pequena ferida na pele;
  5. Afundamento ou retração de uma parte da mama;
  6. Nódulo ou pequeno caroço interno, palpável na mama ou na região da axila;
  7. Veia facilmente observada ou crescente na região superior da mama;
  8. Mudança na textura da pele, similar a um enrugamento com aspecto de casca de laranja;
  9. Inversão ou mudança de posição no formato do mamilo;
  10. Dor constante na região das mamas e/ou axilas.

Prevenção

Na maioria das vezes, o câncer de mama pode ser detectado em suas fases iniciais, antes mesmo de apresentar qualquer sintoma. Isso porque existem exames como a mamografia, que cria imagens de dentro da mama e pode revelar a presença de tumores ainda muito pequenos.

Além disso, a maioria das mulheres acaba descobrindo o câncer primeiramente sozinhas, através do autoexame. Esse teste consiste em apalpar as mamas e as regiões próximas à procura de algum caroço. No entanto, ele só serve quando o câncer já está mais avançado, com 2 cm de tamanho, enquanto a mamografia consegue detectar tumores menores que 1 centímetro.

Portanto, o autoexame não dispensa a mamografia preventiva que, a partir dos 50 anos de idade, deve ser feita a cada 2 anos, até os 69 anos.

Importância do Autoexame das Mamas

outubro rosa

Embora a mamografia seja o melhor método preventivo no combate ao câncer de mama, o autoexame também é um importante método de prevenção, desde que feito corretamente.

O autoexame deve ser feito 1 vez ao mês, cerca de 3 a 5 dias após o primeiro dia de menstruação. Isso porque é nessa época do mês que a mama está menos inchada e dolorida, facilitando a detecção das mais simples alterações.

Já nas mulheres que não menstruam mais, o exame deve ser feito em uma data fixa todo mês.

O exame deve ser realizado sem blusa e sem sutiã, preferencialmente em momentos nos quais a mulher se sente à vontade, como por exemplo, durante o banho ou na hora de se deitar.

Como fazer o autoexame?

Campanha Outubro Rosa Promed

outubro rosa

* Coparticipação Zero em Mamografia

Promover a qualidade de vida é a nossa missão e o mês do Outubro Rosa merece uma atenção especial no combate ao câncer de mama. Pensando nisso, criamos uma campanha de incentivo à prevenção da doença, isentando a coparticipação das mamografias realizadas no período de 01 a 31 de outubro de 2018. 

Quem pode participar?

Mulheres com 50 anos ou mais; ou mulheres a partir de 35 anos que tenham caso de câncer de mama na família, desde que não possuam carências contratuais.

Autorização da mamografia 

Para a realização do exame, a beneficiária Promed deve estar com o pedido médico em mãos e solicitar a autorização prévia através da Central de Atendimento 24h.

Então, participe! Previna-se!

Enfim, agora que você finalmente já tem todas as informações sobre o Câncer de Mama, o que está esperando para procurar um Médico e realizar o exame? Ajude também outras mulheres e divulgue esse texto para todos os seus contatos. Todos juntos no combate ao Câncer de Mama.

Na luta pelo Câncer de Mama, a prevenção é o melhor caminho.

Apenas um toque faz toda diferença!

Texto: Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Ministério da Saúde | Inca