Como manter a mente tranquila e saudável

Como manter a mente tranquila e saudável

Certamente, você já ouviu falar sobre o poder da mente na nossa saúde. Mas, você já parou para pensar no quanto a sua mente influencia na saúde do seu corpo? Às vezes não damos a atenção que a nossa mente merece, mas ela é tão importante quanto o nosso corpo. Afinal, quando ela não vai bem, o corpo também nos envia alguns sinais.

Portanto, para ter mais qualidade de vida é fundamental buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Então, além dos cuidados com o bem-estar físico, é preciso cuidar também da mente. Primeiramente, comece mudando pequenos hábitos diários. Confira as nossas dicas:

Resiliência

Tenha esperança e perseverança para se reerguer e recomeçar mesmo diante da dor e de situações difíceis. Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda para as pessoas próximas de você e também de um psicólogo ou psiquiatra.

Pensamento positivo

O nosso cérebro é como um músculo, que pode ser treinado para trabalhar a nosso favor. Assim, aprendemos a cultivar o pensamento positivo e ter um ponto de vista melhor sobre as situações do cotidiano.

Sorria!

Quantas vezes passamos por momentos de tensão e recebemos um sorriso gratuito que é capaz de nos desarmar e mudar nosso dia? A correria do dia a dia por vezes nos afasta destes pequenos deleites. Então lembre-se, um pequeno gesto pode mudar o seu dia e das pessoas que estão ao seu lado.

Planeje

Para que seja possível colocar em prática todos os nossos desejos e sonhos é preciso realizar um planejamento adequado, possível de ser concretizado. Do que adianta colocarmos nossos sonhos e metas em uma lista imaginária, e não planejar nossas ações para alcançarmos os resultados?

Seja organizado e organize sua mente

Não se trata de um vício por uma organização excessiva, mas de aprender a gerenciar melhor o seu tempo. Se organizar melhor pode aumentar a sua produtividade, além de reduzir o estresse e a ansiedade. 

Gerencie suas expectativas

A expectativa é a raiz da frustração. Por isso, tenha planos, mas tente gerenciar suas expectativas com os outros e consigo mesmo. Saber lidar com falhas e imprevistos é fundamental para evitar mágoas e frustrações.

Aumente sua autoestima

Cuidar da autoestima é fundamental para viver bem consigo mesmo e com o mundo à sua volta. Então, desenvolva o seu amor próprio, se respeite, se aceite, se cuide e se apaixone por você mesmo todo dia.

Texto: Centro de Atenção à Saúde Promed