Benefícios do exercício físico no controle e prevenção da Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica na qual a pressão arterial se mantém elevada.

É uma doença
muito comum
mundialmente

Atinge cerca de
30 %
da população

adulta brasileira

Esta proporção é ainda maior em idosos, o que é preocupante visto que a hipertensão evolui quase sempre de forma silenciosa e é uma das principais causas de doença ou morte cardiovascular.

Tratamento

O tratamento da hipertensão arterial envolve o uso de medicamentos e a modificação do estilo de vida. Dentre os hábitos saudáveis, a adoção da prática regular de exercício físico é muito importante pois resulta em vários efeitos benéficos para a pressão arterial.

Quais são os benefícios da prática de exercícios físicos?

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Reduz a pressão arterial

Reduz a pressão arterial tanto de indivíduos que já possuem a pressão alta, quanto daqueles que ainda não tem a doença, mas que têm um risco elevado de desenvolvê-la (como os filhos de hipertensos, os obesos e os pré-hipertensos, entre outros). É interessante observar também que com a prática física regular, a pressão arterial diminui não só em repouso, mas também quando a pessoa está realizando suas atividades diárias e quando sofre uma situação estressante.

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Ajuda a emagrecer

Diminui a gordura corporal e a gordura no abdômen, ajudando a emagrecer.

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Diminui o colesterol

Diminui o colesterol e o triglicérides, melhorando o chamado perfil lipídico.

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Ajuda a prevenir e controlar o diabetes

Reduz a glicemia, ou seja, o açúcar no sangue, ajudando a prevenir e controlar o diabetes.

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Melhora o sono e combate o estresse

Melhora a qualidade do sono e ajuda a combater o estresse, fatores que geralmente costumam se alterar nos hipertensos e que aumentam a incidência de eventos cardiovasculares, como um infarto ou um derrame.

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Desta forma, a prática regular de exercícios físicos é recomendada para prevenir e tratar a hipertensão arterial. A quantidade de exercício necessário para promover os benefícios mencionados não precisa ser elevada. Basta fazer atividades aeróbicas por 30 minutos em intensidade moderada na maioria dos dias da semana (de 3 a 5 vezes por semana).

A atividade moderada é a melhor escolha, pois não traz contraindicações para a população em geral. Porém, se a pessoa apresentar sintomas como dores no peito ou desconforto respiratório quando estiver fazendo o exercício físico, é importante parar e procurar um médico.

Não tem desculpas para não sair do sedentarismo!

Atividades aeróbicas como caminhada, ciclismo, natação, corrida, dança, entre outras, podem ser feitas facilmente no seu tempo livre em parques, praças, clubes, academias, casa, entre outros locais. Mas também podem ser introduzidas na sua rotina diária, no seu trabalho ou no seu deslocamento para as tarefas cotidianas, como, por exemplo, ir à pé aos locais próximos, caminhar na hora do almoço, subir de escada ao invés de usar o elevador ou usar as ciclovias da sua cidade.

Na impossibilidade de se fazer 30 minutos contínuos, pode-se ainda dividir essa atividade em duas sessões de 15 minutos ou três sessões de 10 minutos ao longo do dia.

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Assim, não tem desculpas para não sair do sedentarismo.A adoção de uma vida ativa é completamente possível.
Não precisa ser atleta, basta incluir um pouco de exercício físico em sua rotina para os benefícios aparecerem e a pressão arterial diminuir.  

26 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

 

Texto: Centro de Atenção à Saúde Promed
Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão