10 dicas essenciais para aliviar o estresse

Com o ritmo acelerado em que vivemos atualmente, o estresse se tornou um grande problema mundial. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o estresse atinge mais de 90% da população em todo o mundo. E, além de afetar o bem-estar, também pode ocasionar diversas doenças e complicações tanto psicológicas quanto físicas.

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Mas, o que é o estresse?

O estresse é uma reação natural do nosso organismo. É o resultado a longo prazo do acúmulo de problemas que acontecem no dia a dia, como o trânsito diário;  a insegurança; os problemas financeiros, profissionais ou familiares; as doenças; a ansiedade ou outras situações de perigo ou ameaça.

Sintomas

Os sintomas de estresse podem ser físicos ou emocionais. Conheça alguns dos principais sintomas:

  • Tensão e dor muscular
  • Cansaço frequente
  • Insônia
  • Problemas com a memória
  • Aparecimento de problemas de pele
  • Sensibilidade emotiva em excesso
  • Irritação e mau humor
  • Angústia

O estresse também pode desencadear ou agravar as dores no estômago, gastrite e hipertensão.  Além disso, a longo prazo, o estresse também pode prejudicar o âmbito pessoal e profissional. No nível pessoal, pode gerar conflito nas relações interpessoais e afetivas. Já no nível profissional, pode influenciar na produtividade, motivação e relacionamento, além de aumentar o índice de licenças médicas e absenteísmo. Por isso, para não chegar nesse estágio, é preciso conhecer bem os seus limites e investir na sua qualidade de vida.

Então, Confira as nossas dicas:

10 dicas para aliviar o estresse
  1. Pratique atividade física e faça caminhadas ao ar livre. A prática de exercícios físicos libera endorfina, substância considerada como o hormônio do bem-estar.
  2. Tenha um boa noite de sono.
  3. Reserve um tempo para você.
  4. Dedique um tempo ao lazer. O trabalho é importante, mas também é preciso saber balancear e entender a importância do descanso para melhorar o rendimento profissional.
  5. Se organize melhor e conheça os seus limites. Também aprenda a administrar o seu tempo, organizar seu dia e estabelecer prioridades.
  6. Estabeleça metas de curto a longo prazo. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e a alcançar os objetivos.
  7. Tenha uma alimentação saudável. Portanto, insira no cardápio frutas, legumes e vegetais. E, além disso, diminua o consumo de fast foods, gorduras e açúcares.
  8. Busque o autoconhecimento. Tente identificar as fontes e sintomas do estresse para minimizá-los.
  9. Procure ajuda. Quando necessário, procure a ajuda de um amigo ou familiar ou até mesmo de um psicólogo.
  10. Não tenha vergonha ou medo de expressar seus sentimentos e frustações.

Texto: Amanda C. de Azevedo Pires – COREN PA – 320.927 – Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Ministério da Saúde | Draúzio Varella

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