Estresse no trabalho: saiba como lidar com esse problema que afeta a saúde do colaborador

Estresse no trabalho

O estresse no trabalho é um problema que pode impactar tanto o funcionário, quanto os negócios da empresa. Além de afetar a saúde e o bem-estar do trabalhador, a longo prazo pode ocasionar diversas doenças e complicações tanto psicológicas quanto físicas.

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Estresse x Estresse Ocupacional

A grande diferença das outras manifestações de estresse é que o estresse ocupacional é originado por fatores do ambiente de trabalho. As causas mais comuns são as grandes cobranças de metas e resultados, prazos apertados, longas jornadas de trabalho, problemas com a gestão e falta de reconhecimento.

Quer saber como gerenciar o estresse e absenteísmo, motivar os funcionários e melhorar a produtividade da sua equipe?

Confira as nossas 5 dicas:

1. Treine a liderança da empresa

É preciso treinar os líderes para saberem como gerenciar e motivar a equipe.  Eles também devem ser preparados para orientar e definir os objetivos e prioridades com clareza. Além disso, é importante para o líder saber como conversar e dar feedbacks ao time.  Cada pessoa é diferente e, por isso, é importante aprender a melhor maneira de conversar com cada perfil de funcionário.

2. Ofereça um bom ambiente de trabalho

Um ambiente agradável e interações positivas entre os funcionários melhoram o clima organizacional e a rotatividade de pessoal (ou turnover).

3. Incentive o trabalho em equipe

O relacionamento saudável entre a equipe é um dos principais fatores que influenciam o clima organizacional. Além disso, a união aumenta o aprendizado e desempenho dos funcionários.

4. Incentive os funcionários a praticarem atividades físicas

Além de gerar inúmeros benefícios para a saúde, a prática regular de exercício físico ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse. Além disso, o exercício físico libera endorfina, substância que é considerada como o hormônio do bem-estar.  Pensando nisso, as empresas podem incentivar os funcionários de diversas formas, seja sorteando mensalidades ou oferecendo convênios com descontos exclusivos em academias, por exemplo.

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5. Cuide da saúde dos funcionários da empresa

Cuidar da saúde do colaborador gera diversos benefícios para a empresa e ajuda na tarefa de melhorar a produtividade, reter talentos e motivar os funcionários. Outro benefício de cuidar da saúde do colaborador é que isso contribui para a diminuição do estresse e absenteísmo na sua empresa. Para isso, a empresa pode investir em ações de promoção à saúde e oferecer um plano de saúde para os seus funcionários, por exemplo.

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Texto: Amanda C. de Azevedo Pires – COREN PA – 320.927 – Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Revista Melhor Gestão de Pessoas – Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) | Revista Brasileira de Medicina do Trabalho