Melhor dieta para emagrecer com saúde

Somos bombardeados diariamente com muita dieta maluca de como emagrecer em apenas 3 dias. Mas, a verdade é que não existe nenhuma fórmula mágica para emagrecer rápido sem prejudicar a saúde.  Por isso, primeiramente é preciso saber como emagrecer de forma saudável. Afinal, longe de ser somente uma questão estética, buscar o peso ideal também é fundamental para melhorar a saúde, viver melhor e aumentar a expectativa de vida.

Manter um peso saudável é atualmente uma das principais formas de prevenção de diversas doenças. Através do controle do peso podemos prevenir tanto o câncer, quanto doenças do coração, diabetes tipo 2, colesterol alto e problemas ortopédicos.

Melhor Dieta para emagrecer com saúde

Confira nossas dicas para emagrecer com saúde:

Reeducação alimentar

Para atingir o peso ideal, aprender a comer é o primeiro passo. A alimentação equilibrada deve vir acompanhada de mudanças na própria mente. E como cada pessoa tem uma necessidade nutricional diferente, o ideal é sempre procurar um nutricionista ou nutrólogo.

Contudo, é importante saber que as mudanças devem ser para o resto da vida. Dieta restritiva ou da moda, que tem começo e fim, não é a melhor alternativa para quem deseja adotar hábitos de vida saudáveis a longo prazo. Ou seja, uma alimentação saudável não precisa ser restritiva e o ideal é pensar em reeducação ao invés de privação. Afinal, pensar em “dieta” ajuda o cérebro a nos auto sabotar, pois quando ela terminar, os velhos maus hábitos alimentares serão retomados.

Como evitar a auto sabotagem

São vários os motivos que levam uma pessoa a comer mais do que deve. Seja o simples prazer em saborear a comida, hábitos quem vêm da infância, ansiedade, compulsão alimentar, como também a cultura. Além disso, existem causas que passam despercebidas, como o hábito de comer em frente à televisão ou com o celular em mãos. Portanto, prestar atenção em simples hábitos e mudar a relação com a comida faz parte do processo de emagrecimento.

Equilíbrio é à base de uma alimentação saudável

O corpo precisa de alimentos com nutrientes na quantidade certa e não de alimentos que não nos oferecem substâncias importantes. Por isso, na reeducação alimentar, o objetivo é reduzir a quantidade e aumentar a qualidade dos alimentos. Dessa forma, é fornecido ao corpo tudo que ele precisa no dia a dia.

Para emagrecer com saúde também é fundamental se exercitar!

Não sabe por onde começar?! Confira nossas dicas.

Texto: Centro de Atenção à Saúde Promed
Fontes: Portal Saúde Brasil  | Minha Vida | Dieta e Saúde |