10 dicas essenciais para curtir o carnaval com saúde

O carnaval está chegando e com ele muito calor, festa e diversão. Mas para curtir o carnaval com saúde, aonde quer que você vá, faça parte do “Bloco do Eu me Cuido”.

Confira nossas 10 dicas essenciais para você se cuidar e curtir o carnaval com saúde:

Hidrate-se!

É verão, calor, sol! Por isso, não devemos esquecer de ingerir líquidos, principalmente água.

alimentação saudável

Alimentação saudável

No carnaval, as pessoas esquecem da alimentação, mas ela é fundamental para dar energia para curtir. Porém, escolha alimentos leves e naturais e evite industrializados, ricos em gordura.

protetor solar

Proteja sua pele: Use protetor solar

Independente se você vai curtir o carnaval nos blocos de rua ou optar pelo sossego das piscinas e praia, o protetor solar deve ser seu melhor amigo. Além disso, evite a exposição ao sol nos horários entre 10h e 16h.

Roupas leves

Use roupas leves e sapatos confortáveis

Prefira roupas claras de tecidos leves e utilize chapéus ou bonés para se proteger do sol. O melhor calçado para enfrentar a maratona de folia é o tênis, pois protege os pés e amortece o impacto.

Beijo na boca

Proteja sua boca: Beijo na boca pode transimitir doenças

Trocamos muitos vírus e bactérias quando beijamos alguém. Portanto, é preciso cautela para prevenir várias doenças, principalmente a “mononucleose”, conhecida como a doença do beijo.

Use camisinha

Use camisinha

Lembre-se: a camisinha é o único método eficaz para prevenir todas as infecções sexualmente transmissíveis, além de uma gravidez indesejada.

Se beber não dirija

Direção segura: Se beber, não dirija

Por ser um feriado prolongado, a chance de acontecer acidentes de trânsito aumentam. Então, para evitar acidentes, lembre-se que bebida alcóolica e direção não combinam! Além disso, usar o celular enquanto dirige é perigoso e considerado uma infração grave.

Beba com moderação

Beba com moderação

O consumo exagerado de bebida alcóolica pode gerar situações indesejadas que podem acabar com a festa, como brigas e discussões. Por isso, se for beber, beba com moderação. Além disso, as bebidas alcóolicas provocam desidratação. Então, para evitar a embriaguez e a ressaca no dia seguinte, intercale água com a bebida alcoólica.

Descanse

Descanse!

O corpo precisa de descanso no meio da folia! Mesmo não sendo a prioridade no carnaval, tente descansar e ter uma boa noite de sono para repor as energias.

Não é não

Não é não!

Respeito é bom e todo mundo gosta! Não “force” nada e respeite a vontade do(a) outro(a).Então, vamos curtir o carnaval com amor, gentileza e alegria.

Enfim, com pequenos cuidados você vai conseguir aproveitar ao máximo tudo o que o carnaval tem de bom. Portanto, faça parte do Bloco do “Eu me cuido”!. E acredite: vai valer a pena e você vai nos agradecer no dia seguinte!

Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas dicas para viver melhor, com mais saúde e qualidade de vida!

Texto: Centro de Atenção à Saúde Promed
Fonte: Ministério da Saúde | Catraca Livre